O que é que a reality afinal shows



Hoje no Público, um dos seus crónicos cronistas ( Mário Mesquita ), desvela-se na análise da “ entrega do « momento interpretativo » aos políticos, com discreta mediação jornalística “. Boa frase.

Poderia ficar-me pela mera constatação de um tique corporativista bem embalado, e que aproveita até uma boa brecha que a actual sensibilidade geral abre nesse domínio .

Mas não fico.

Eu encontro aqui é o problema de quem olha para a realidade procurando adorná-la ao seu quadriculado. Mesmo a esta realidade comezinha da política de bisca lambida....

Como os miúdos :

antónios para um lado, franciscos para outro; ....

...flores para um lado, espinhos para outro;

...bonitos para um lado, feios para outro;

...cuecas sujas para um lado, colarinhos engomados para outro;

...ideias boas para um lado, gajos estúpidos para outro; etc, etc

Não é assim. Nem nos sonhos mais académicos. Se eu fosse físico e psicanalista até levaria isto para o campo dos traumas entrópicos. Mas não sou.

Apenas leviano bloguista, vejo que só o pensamento pede abcissas e coordenadas, a realidade é viscosa e promíscua. E o húmus da comunicação escorre inexoravelmente .



Eu encantava-me era se alguém perdesse mais tempo a analisar, com a profundidade possível, o “efeito do comentativo” no -aparentemente- “cidadão comum à toa “. Do efeito malévolo dos reality show, desse disseram-nos logo...



Estamos destinados a ser crianças. Quem olha para nós pensa que queremos ver sempre o mesmo filme :

ou porque tínhamos a segurança de já saber o que ia acontecer...

ou porque temos a ingenuidade de pensar que o fim ainda pode ser outro...



O rangel de dentes estará sempre presente, mas então..., deixem comentar quem quer, ouve quer, paga quem quer, e depois vota-se... em quem há, ...ou não se vota , pronto. E emigra-se! Para a....Coreia do Norte, ou... Libéria...ou...é pá ! a Albânia ainda existe ?...isto também não está fácil...



Bem ...cada um tem de defender as suas ideias....também é verdade!...se eu fosse dono da Coca-cola também não gostava que na caixa registadora estivessem os funcionários da Pepsi...



E vá lá, vá lá..., não mandei piadolas com potenciais “ duplas de comentadores” até porque os das Produções Fictícias é que fazem disso o ganha pão. E eu não quero problemas de consciência.

Já me basta o que a reality afinal shows.

e...dedico este texto de miúdo ao portugal dos pequeninos que : para além de merecer /até tem muito a ver.



Sem comentários: