Apresentações Exemplares


Não deixou de ser simpático da parte da equipa editorial da Fuligem terem-me convidado para apresentar este livro póstumo do Rui Filete, mas eu sei que se ele ainda cá estivesse entre nós gostaria que fosse eu a apresentar ao mundo este seu último livro. O Rui a partir de certa altura, como alguns saberão, começou a intitular-se como Ensaísta. Quando a primeira pessoa lhe perguntou por que raio se apresentava ele assim sendo um mero assentador de tacos, ele respondeu ligeiro e sem hesitações que se assumia como um especialista em saias. E de facto era. Disse-me um dia que tinha percebido que as mulheres serviam um pouco mais do que para fornicar depois de uma lhe ter enxugado uma lágrima com uma bordinha da saia plissada e ele ter ficado imediatamente com uma espécie de excitação mas em que a afluência vascular curiosamente se dirigia para o dedo grande do pé. A erecção do dedão grande passou a ser uma espécie de tesão de substituição que, entre outros efeitos práticos o obrigou a começar a ter de usar dois números de sapato acima daquilo que seria recomendado a um excitado normal. Poder-se-ia pensar que esta experiência duma testosterona criativa ficava por aqui, escondida no meio das suas frustrações e demais miudezas, mas não. Dada a sua profissão Rui passava muito tempo rente ao chão e tinha ocasião de apreciar de forma mais ou menos contemplativa as pernas e zonas adjacentes das suas freguesas. As saias começaram a apresentar-se-lhe como uma espécie de ícone ao qual ele não mais enjeitaria devoção e ilusão. Este livro é uma história possível,  uma das dele, desta devoção secreta, e dos seus efeitos tanto no dedão grande como noutro órgão pendular que intermitentemente também se associava ao devoto espasmo apontando tão desesperada como orgulhosamente  para os lambrins. Não resisto a citar já esta passagem em que o Rui reflecte sobre o efeito ensaístico de uma morena de nariz afilado e saia azul ganga: «levei três horas a assentar 5 metros de rodapé pois cada vez que precisava de fazer o movimento de aparafusar uma ripa ela aparecia a oferecer-me uns bolinhos de côco que religiosamente me entregava baixando-se em movimento de afrodite de museu com a sua saia azul de beata a fazer de andor esvoaçante. Nesse momento a aparafusadora bloqueava, o meu dedão arroxeava e eu ficava com uma dor na zona inguinal que tentava disfarçar enfiando o bolo duma só vez na boca, dando-lhe a deixa para um inevitável, «veja lá não se engasgue, Rui», ora eu, que naquele momento já não tinha nenhuma canalização livre de tormento e rezava para que o côco descesse rápido e forçasse os ácidos do estômago a tomar conta de todo o regimento interno, já estava dominado pelo feitiço da sua saia que me corrompia o pensamento que nem uma anestesia cruzada de nandrolona de ciclista. Era uma saia que alargava de repente, justa apenas até onde devia estar justa e depois abrindo-se numa generosa flutuação que faria o tapete de aladino parecer uma tábua de engomar». O Rui foi um escritor de sensações, e descrevia-as como um turista descreve um pôr do sol, ou uma bicha na bilheteira do Louvre. Este é um livro de saias de passagem. Nenhuma o fixou, hoje sabemos, morreu só, talvez a sonhar com um bainha ligeiramente descosida, sobre a qual ele por certo ainda terá tempo de ensaiar junto de alguma estrela plissada.

Excerto da apresentação do livro No Tempo em que os Pirilaus falavam , de Rui Filete, para as edições Fuligem, de 2013, por Gaspar Monteiro. 

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