Os grandes baluartes da civilização; uma actualização.


O Dicionário não ilustrado sai do armário (salvo seja) - as portas já estão destinadas a lenha para a lareira - e dá a sua contribuição para a compreensão do mundo que nos rodeia e inclusive penetra. (entradas 1396 a 1406)


Representatividade - mecanismo de índole peripatética que permite ao acto eleitoral concorrer com o acto sexual na sua performance masturbatória, ou seja o político está para o eleitor como a palma da mão está para as bordas da coisinha.

Equidade - variação do conceito de equinidade destinado a que as mulas possam pensar que são cavalos mesmo sendo tratados como bestas puro sangue.

Retroactividade - instituto legal que permite ao passado tornar-se futuro sem passar pela casa da partida mas não estando garantida a dispensa da prisão.

Igualdade - princípio de registo quimico-filosófico que determina a possibilidade de toda a essência humana poder esquecer os dilemas da existência ou da substância e encarar com tranquilidade a sua dissolução total na mamiferização do ser.

Presunção de inocência - misticismo jurídico que permite ao estigma ser promovido a chaga sem o pagamento de custas.

Função pública - tipo de desperdício que ao não ser enquadrável nas competências de reciclabilidade da sociedade ponto verde caminha alegremente para o aterro vermelho.

Direitos adquiridos - tipo de direito que nascendo torto só pode entortar mais.

Soberania - conceito fluido da ciência politica que determina que o dono do charco é o que tiver a mijinha mais amarela.

Voto - efeito sufrágico-decorativo que embeleza a ranhura das urnas com fundo falso.

Responsabilidade cívica - componente fundamental da ética republicana que permitiu aos sacos azuis que antes tinham dinheiro sujo hoje tenham facturas imaculadas por lançar. As imoralidades do excesso deram lugar às imoralidades da falta.

Obrigação fiscal - Receita especial de Empadão do Contribuinte que se obtêm juntando duas doses de sodomizante com uma de fellaciose.

Sem comentários: