e três vivas à duquesa da cornualha

Fedócles, Éstrilio e Dolarípedes constituíram um famoso grupo de dramaturgos alternativos que fez furor na Grécia Antiga, mas que acabaram por não entrar na posteridade por manifesta inabilidade em arranjar miúdas giras para as suas tragédias. Como sabemos, uma tragédia vive essencialmente duma miúda gira que, incapacitada por adn ou fungos de ser boazinha, se torna mazinha. Fedócles, que ainda assim se celebrizou pela frase da sua heroína 'Ecléctrica' : «Neste mundo onde os pólos se atraem a virtude só serve para aparar os choques», era um homem simpático mas nunca recuperou do desgosto de amor com uma chavala de tranças chamada Filantra, que o trocou por um vendedor de serapilheira de Salamina. Para se restabelecer escreveu a meias com Dolarípedes (primo de Eurípedes, está bom de ver) uma peça, hoje esquecida, de titulo 'As Beras'. Neste drama absoluto, precursor de todas as MacBethas & Briony's, uma moça chamada Laurinea, (os nomes que escolheram também não ajudavam à perpetuação da fama) apesar do seu ar angélico e doce, dedicava grande parte da sua vida a massacrar os homens com conselhos repetitivos sobre a melhor forma de atar as sandálias e puxar os cortinados das janelas. 'Uma gaja muito chata nunca pode ser malvada' era a mensagem que pretendiam desenvolver e transmitir numa borralheirice avant la lettre. Assim, uma meia irmã de Laurineia, uma rapariga de bom porte mas com o pescoço demasiado desenvolvido e chamada Celígona, revelava-se duma maldade rebuscada ao ponto de seduzir e depois enviar todos os seus amantes para um poço, prometendo ir lá ter disfarçada de rã, mas afinal deixando-os morrer de angústia e frio à sua espera. Uma terceira irmã, Estafermesta, rapariga mais dada ao estilo killing me softly, rodeava os pretendentes com um pudim à base de baunilha, nádegas rijas e ovos moles, e quando estes se apresentavam em ponto rebuçado mandava-os para a sauna meditar e desenrolar papiros. Apenas Laurinea, nas suas rotinas de mulher chata e preocupada com os tropeções e fraquezas de quem amava em segredo, se mantinha fiel, cuidadosa e sem artimanhas de género. A maldade feminina ficou ali para sempre fixada: uma combinação de sonho com expectativa, de ar quente e precipício, e Éstrilio no seu famoso, e também esquecido nas poeiras do tempo, drama 'Las galifonas' tão bem a soube sintetizar na frase da sua megera preferida, Sulipantia: «o homem para nós é apenas uma fecunda escolha».

4 comentários:

Anónimo disse...

Gostei mt AJ! Muito engraçado sem ironia nenhuma creia-me ;).
Ass. Paula

aj disse...

Muito Obrigado, Paula. Também sem ponta de ironia :)

Anónimo disse...

Soubesse V- Eminência o quanto atrapalha, tropeça evislumbra os quadros privados e aflitos dos anónimos, muito aspiraria a ser assessor eterno de Deus. Bem-haja.

aj disse...

Não sei se rie se chore ... :)