Respiciet Deus bene cogitata

Directo ao assunto, pois aqui no buraco está frio e húmido:

1. 'Pressupostos' - O Dragão, numa parceria público privada com o criador, assumiu e revelou-nos finalmente que tem a exclusividade para a construção de pressupostos e a partir de hoje quem quiser pisar a relvinha do pressuposto tem de pagar portagem ou, nos melhores dias, prestar caução. A distinção entre 'pressuposto' e 'argumento' está na cor do ticket.

2. 'Humanidade' - Haverá poucos conceitos mais dedicadamente paridos pelos homens do que o de 'humanidade'; algo que se situa ali entre a ficção e o pintelho solto, e concorre ferozmente com outras obras clássicas de alvenaria como o Materialismo, Sociedade, Evolução, Igualdade, e carradas de outras marquises do conhecimento. Ora a Humanidade toda ela é risco e construção. Ou será um cromo da caderneta do Genesis?

3. 'Rigor' - Então rigor será escrever «(...)As engrenagens do Mundo, porém, são fatais: o Poder vem sempre de alguma parte. Se não do Alto e Sublime, então do baixo e desprezível. Se não conta a Palavra, passa a contar o número; se não sobrevale o Espírito, sobrevale a moeda (...)» ? Mas se eu digo o 'poder é uma construção humana , vem sempre do baixo e desprezível, é construído na trama da fragilidade humana', e até acrescento, 'e ainda bem que é assim, pois desastroso (e já experimentado na história) é quando se quer um poder que venha do Altíssimo em infusão pela via da iluminação das consciências' já é pirotecnia recreativa?

4. 'Reducionismo' - Claro que tenho de reduzir. Todos temos de reduzir para analisar. Mas também lhe digo, se eu fiz reducionismo, com o seu triângulo mágico Altíssimo-desprezivel-moeda o meu Caro pratica olimpicamente o nanocionismo.

5. 'Questão séria' - Desvalorizar o conteúdo pelo 'excesso' de forma...então Dragão!? Pronto, mas vou esquecer esse seu deslize argumentativo. Não que me desgoste a superficialidade, aliás o meu sonho é tornar-me um ser completamente superficial pois assim só teria problemas de pele, no entanto, se não considerasse séria a ideia de que 'o caminho do poder no reino do desprezível se deve mesmo construir sem olhar, nem de relance, para os Poderes do Altíssimo' não tinha vindo aqui dobrar a língua com o meu frágil latim.

6. 'Pontos de partida': Lilliput, que seja; não posso é estar em 'Lilliput' e nas 'nuvens' e no 'buraco' ao mesmo tempo, decida-se caro Dragão; não posso pagar três rendas!

7. 'Cristianismo' - O cristianismo não é acção, acção é a vida. O cristianismo é uma construção teórica baseada na leitura e interpretação da vida (relatada) e dos ensinamentos (relatados) de uma personagem histórica - de bónus era a 2ª pessoa da Stss Trindade - que cumpriu uma missão no mundo e nos deu a Revelar um Deus Desconhecido. Ou o que eu escrevo é paleio, mas o que o meu amigo escreve transforma-se logo numa fértil praxis ético-criativa?

8. 'Buraco' - Já Platão nos tinha posto na caverna a olhar para as sombras, já Freud nos tinha posto no sovaco da Jocasta, mas para o Dragão, agora que já se instalou de 1ª balcão e poltrona no alto da falésia de mármore, tudo está à distancia dum abismo. (eu ainda me tentei pôr nas nuvens mas mesmo assim não cheguei lá)

Dragão, o 'Poder de Deus' é uma construção intelectual, instrumental portanto, para perceber/entender/falar de a influência de Deus no Mundo (que inclui nuvens potentes e impotentes) e que vale tanto como falar da sua Omnipresença, Amor, e restantes atributos que se diluem na constituição (metafísica) 'd'Aquele que É'. Pô-lo como fonte de inspiração, referência, sublimação, condensação, alambicação das miudezas sociais humanas é como ver uma nossa senhora em cima de cada azinheira.

Caro Dragão, sempre a considerá-lo, aguardo, então, a gentileza dos seus esclarecidos apontamentos.

19 comentários:

Anónimo disse...

Os seus espirros fazem resplandecer a luz, e os seus olhos são como as pestanas da alva.
Da sua boca saem tochas; faíscas de fogo saltam dela.
Dos seus narizes procede fumaça, como de uma panela que ferve, e de juncos que ardem.
O seu hálito faz incendiar os carvões, e da sua boca sai uma chama.

ass: icy water

Anónimo disse...

Ai Valha-Nos Deus! Bem sei que não foi Voçê que pediu um Porto Ferreira (que es belisimo hã!), mas foi Você que pediu um corte no Cerebro ou uma qualquer transmigração neuronal para parte incerta ... Mas que SACRILÉGICO PEDIDO! Valha-nos DEUS!
Ass. A Maria ex-celsinho

maria disse...

(Deus me livre e guarde de me meter nesta contenda, lagarto, lagarto, lagarto!)mas do que entendo do cristianismo: ele é uma adesão a Cristo, pela fé, mas que se exprime na vida através da acção. Da leitura dos Evangelhos não consigo retirar outra conclusão.

Sempre a considerá-lo, caríssimo. :)

aj disse...

ai que medo, ó Phelps de Bullet Park, hoje já nem vou à janela,

Reconhecer o 'Poder de Deus' é completamente diferente de ir lá buscar fonte para exercer o poder-entre-os-homens, aliás a recompensa de Job não foram anjinhos a levá-lo embalado em flocos de nuvem, foram «14.000 ovelhas, 6.000 camelos, 1.000 juntas de bois e mil jumentas» (alguns ainda cá andam, por sinal); ou seja, materialismozinho ruminante do bom. Topaste.

aj disse...

sodona maria ex-celsinho, tudo se deve a um lote de Bushmills que trouxeram aqui para o Lar e que parece que foi feito com malte de contrabando

aj disse...

(Maria, nunca se mete , esta casa é sua! essa agora!)

«uma adesão que se exprime ma vida». Ok, concordo! :)

Não menos considerada, bjs

zazie disse...

O Poder divino ligado ao terreno aparece na figura do Papa. Mas até o Francisco Suárez negou que pudesse equivaler-se ao Poder político régio.

Eu ia jurar que o v. problema está no sentido da palavra Poder.

Anónimo disse...

Jó - 41, 18, num qualquer site de seita brasileira perto de si - em português europeu não se diz «fumaça»...

Lá em cima (aissiuótar ou uótever): bora lá usar o tipo da chama e converter essa água em vapor pª vender à EDP? Alternativas é o que está a dar :)

A verdade é que, como diz o gerente aqui da baiúca, o rapaz até fez um negóciozito terreno com a coisa e não consta que o dragão tenha pago taxa de GEE's pela fumaça :)

Este circo está a começar a internacionalizar-se ihihih

C. (moi même)

aj disse...

Zazie, isto tem na sua origem um 'silogismo' simplista por um lado e 'perigoso' por outro q eu li no dragão. Depois foi palavra puxa palavra... Isto depois acaba bem qdo o tipo sacar da florbela espanca e eu do sebastião da gama eheh

aj disse...

C, o nadador é essencialmente provocador :)

Anónimo disse...

aj, não me resta qualquer dúvida! Ainda não percebi é se é mais crawl ou costas (e um negócio nas energias alternativas vinha-me mesmo a calhar ;)

C. (moi même)

zazie disse...

Mas v.s não conseguem traduzir a questão de forma mais básica?

O que é que se pretende saber?

Que a capacidade de mando do ser humano não tenha sido inventada por ele mas um dote de quem o criou?

Não foi Deus que disse para Adão tratar de dar o nome aos animais e assim?

Então, depois disso tem sido mais ou menos à vez.
Mas, isto anda mais perto da ideia de um poder imanente que transcendente. A menos que não se acredite na liberdade e o único mando seja o de Deus/Diabo.
Se há mando até na Natureza, porque raio não havia de existir na sociedade?

Ou bem que há uma Ordem, ou então o mando é desordenado e em vez da harmonia e Bem, vai provocar o inverso.

aj disse...

«Se há mando até na Natureza, porque raio não havia de existir na sociedade?»

Lá está!

( e a excepção dos largartos confirma a regra )

Anónimo disse...

Valha-me nosso senhor. O poder não vem de lado algum, nem do divino nem do desprezivel. Nem do lado direito, nem do esquerdo.
.
O poder vem de dentro - da profundidade da alma - (é preciso ver a coisa em três dimensões).

De dentro e manifesta-se cá para fora sob pretextos à escolha do candidato a poderoso.
.
Ricciardi (RB)

aj disse...

Ricciardi,

nosso senhor valer-lhe-á quase de certeza, face à pungência do pedido e à extraordinária qualidade diplomática deste local onde o colocou, no entanto, queria apenas fazer-lhe notar uma piquena situação (que não irá interferir na eficácia do seu pedido, praticamente lhe garanto) de contradição, ou seja, primeiro diz que o poder não vem de lado nenhum, mas depois diz que vem de 'dentro'; olhe que o 'dentro' poderá ressentir-se dessa manifestação de menor consideração, mesmo com a ressalva da 3ª dimensão

Anónimo disse...

AJ,

Olhe que não, olhe que o 'dentro' é rapaz direito e percebe de imediato (garanto-lhe) o espirito da palavra usada.

Mas para si, que percebe bem a forma da palavra e um pouquito menos do espirito da coisa, rectifico-a e afirmo que o poder não vem de lado nenhum, excepto de dentro de cada um de nós.

Caso contrário, diga-me lá, foi Deus ou o Diabo que colocou neste espaço a moderação de comentários?
.
RB (Ricciardi)

aj disse...

RB,

tem razão eu não sou especialista em 'espíritos da coisa'.

Quanto à sua tese (?) de que «o poder está dentro de cada um de nós»...olhe até me soa porreiro,... mas isso significa o quê?

é um psicologismo? (tipo uma psique de 3ª geração)

é um fisiologismo? (vem do figado,ou da bexiga , ou dos rins)

um panteísmo new wave? (deus inquilino do nosso sistema nervoso)

um enunciado poético do livre arbítrio? (somos seres autónomos, suficientes e o caneco)

Quem acredita que Deus existe, forçosamente tem de acreditar num ser Pleno e ao ser pleno é mto dificil, de facto, não o ver a meter o bedelho em tudo.

Quanto à 'moderação de comentários'..foi um anjo que me recomendou...vendo bem não lhe perguntei donde vinha...

Anónimo disse...

«Quem acredita que Deus existe, forçosamente tem de acreditar num ser Pleno...» AJ

O Pleno é uma figura de estilo.

Esse Deus não pode ser Pleno. Se o fosse, não precisava de descansar ao sétimo dia.
.
Se foi um anjo que recomendou a moderação, o mais certo é que tenha sido um caído... mas encare seriamente a possibilidade de ter sido exclusivamente v.exa a fazê-lo sem qualquer ajuda Exterior.
.

É como lhe digo o poder vem «de dentro e manifesta-se cá para fora sob pretextos à escolha do candidato a poderoso.», no seu caso foi um anjo.
.
Eu, sou mais simples, acho mesmo que a moderação de comentários é uma forma de poder ter Poder.
.
«um panteísmo new wave? (deus inquilino do nosso sistema nervoso)»AJ

Ao contrário. Nós inquilinos dos sistema nervoso do seu Deus.

«vem do figado,ou da bexiga , ou dos rins)»AJ

Depende do tipo de poder que tem lá 'dentro'. Há dias que vem mesmo dos testiculos...

RB

aj disse...

"o Pleno é um figura de estilo" Claro, nao posso estar mais de acordo. Tudo é figura de estilo na linguagem.
Mas quanto ao poder, noto-lha uma certa evolução... Agora apresenta-o mais próximo da secreção.('algo de dentro para fora'). Julgo q acabaremos por ir lá nem q seja as tentativas como na artilharia