Troco uma reivindicação pulsional por duas representações intoleráveis e uns chocos com tinta

Eric von Tooze foi um psicanalista famoso que também se distinguiu por uma singular carreira de artista plástico. Filho de mãe belga e de pai austríaco tomou contacto com a actividade de Freud em Viena quando a sua mãe – um caso clássico de neurose obsessiva com tendência para salgados – trincou a língua num sonho que lhe tinha sido recomendado pelo mestre, a troco duns rissóis de mexilhão que fazia divinalmente. Von Tooze, que tinha assistido ao encontro de Freud com Breton, e se tinha escandalizado com alguma desilusão do Francês, desde cedo se quis afastar de qualquer ligação ao ideário surrealista, considerando que a psicanálise era muito mais um infindável chouriço do que um fiambre da perna. Uma viagem a França liga-o definitivamente ao movimento lacaniano e ficou conhecido pela expressão ‘o inconsciente está no traço’, numa alusão à famosa frase de Lacan ‘o inconsciente está nas palavras’, mas para a qual também certamente contribuiu o facto de ser gago e acabar por custar o dobro do dinheiro aos seus pacientes, que, não poucas vezes, e já em desespero, lhe pediam para fazer um desenho.

Esboço para 'Inconsciente a trincar a lingua depois de um lapso da mesma', Eric von Tooze, lápis ikea e lapiseira rotring, colecção particular

As suas primeiras teses desenvolveram-se em torno do ‘amor de transferência’. Firmemente convencido de que apenas quando a ‘neurose de transferência’ se sobrepusesse ao ‘sintoma’ se caminharia então para o fim da análise, Eric von Tooze formulou um modelo didáctico que fez algum sucesso baseado na tese: todo o analisado tem de saber desenhar o seu inconsciente a torturar o inconsciente do analista que nem uma chave-inglesa.


Esboço para 'inconsciente tipo chave-inglesa', Eric von Tooze, lapis viarco nº2, colecção da Fundação para o Apoio e Libertação Ortográfica (F.A.L.O.)

Já numa fase mais madura da sua vida e carreira von Toose teve de abandonar este modelo, pois um dos pacientes com indicações histéricas era dono duma loja de ferragens, e dedicou-se à análise e aprofundamento dos ajustamentos finais de Freud no que diz respeito à teoria das pulsões e à sua visão mais estruturalista depois de ‘Eros e Tanatos’.

Esboço para 'Inconsciente completamente feito em Tanatos', Eric von Tooze, lapiseira rotring, colecção do ministério das finanças do Sri Lanka

Sem comentários: