'Um mundo que cabe numa cova de Iria'

(aliás, reunião de 'palheta' dos 3 pastorinhos, aliás, ternura do círculo)

Convocada pela Lúcia que, apesar de ser mais 'maçarica' nessas coisas do paraíso, ao ser a mais velha assumiu-se e tomou logo a palavra:

Lucia - Miúdos, aquilo lá em baixo já não vai só com terços, acabou de mo dizer a N. Senhora depois de ter catrapiscado na agenda que a previsão é o Soares só cá aparecer aí pelo ano 2027.

Francisco - Foda-se, agora é que dizes isso quando acabei de me lixar todo nos joelhos ali à beira do terraço...

Jacinta - Estavas era a ver a Dementieva à sucapa ó puto, e tento na língua, palpita-me é que vem aí via-sacra da grossa por isso acho bom que treines a calosidade no joelhito.

L - Mas reparem, a situação é tão grave que até já ouvi o rapaz d'Aquino dizer que ia estudar melhor aquela teoria das Fatwas lá dos tipos marados do deserto, e a insinuar também que se avançarmos com uma inkizissão, mas destavez com 'k' e outra terminação, talvez ninguém dê conta da coincidência e sempre se aproveitavam os fogos.

F - E depois eu é que sou brincalhão, se esse gajo é santo eu vou ali e já venho.

J -Eu tenho muita pena é que a Condolezza e a Hillary não tenham homens à altura porque senão fazia-se um grande bloco central no feminino a governar o mundo.

[Só pra que conste: já lá dizia S. F. Assis "Começa por fazer o que é necessário, depois o que é possível e, de repente, estarás a fazer o impossível"]

F - Uma espécie de centralina, não? Tu estás-te a passar ó Jacintinha! Lá porque já viste o sol aos pulos agora pensas que és astrónoma como o Pacheco Pereira, não?

L - É feio falar de pessoas que não se podem defender senão com versos esquisitos! E a situação é tão grave que aquele rapaz simpático do Terras do Nunca qualquer dia só põe músicas da Joan Baez no blog enquanto os outros se distraem a falar dumas tais de eleições atávicas ó que é.

F - Pois é é, noutro dia até ouvi o Moisés dizer que se fosse agora nem conseguia chegar à terra prometida porque no momento das águas se afastarem ainda aparecia um tal de Sá Fernandes a pôr primeiro uma providência cautelar e lixava o esquema todo.

J - Eu acho que nós aqui devíamos era fazer figas para ganhar a Mizé N. Pinto e depois um dia até chegava a presidenta como aconteceu com aquele cenourinha e ela é contra o desperdício e tudo e assim.

L - 'Fazer figas'! ó menina que paganice é essa!? E que linguagem é essa que vocês têm agora!!!

J - Então havias de ver o que dizia o S. João da Cruz quando chegou lá acima ao monte Carmelo e lhe começaram a rebentar as bolhas dos pés! A linguagem é uma constelação de símbolos, são prisões, eu noutro dia até estive a falar com um querubim protector das sms e ...

F - Miúda, estás a passar-te ó quê!? Tu és pastora pá, escusas de te andar a armar em Catarina de Sena, ó se calhar ainda queres um tacho no tribunal de contas ali prás alturas do juízo final, não?

L - Vocês estão a ficar contaminados com o que se passa lá em baixo, desde que veio para cá aquela moça da Stein isto nunca mais teve sossego, ao que me dizem por causa duma tal de fenomenologia.

F - Eu por acaso acho que já apanhei uma coisa dessas nas costas quando foi de rezar pelo primeiro campeonato dos lagartos depois do grande jejum.

J - Nós aqui a bulirmos, a rezar que nem ucranianas a passar a ferro no '5 à sec' e este puto a pensar na bola! E depois isto está no que está, esse Pacheco Pereira é que tem razão.

L - Se calhar vou propor o nome dele para um dos anéis de Saturno, e outro pró Tavares, e outro pró Valente, outro pró Magno e outro pró Coutinho ...

L - Calma, calma... aquilo é um sistema solar ó é uma nuvem de poeira!? Cheira-me que se escolhem estes para novos pastorinhos a Azinheira vem abaixo.

Sem comentários: