My womanishedesmaker side of the soul

(My Way)

Ainda mal acordado da noite a pensar nas excitações e hesitações ortográficas no poema da Leonor, ao dar a volta da manhã à palmeira com a Pituxa eis que me passa pela cabeça desvendar um enigma, o da possibilidade de enviar uma mensagem escrita a mim mesmo. Escrevo com cuidado "Ganda malha!" e em espanhol mais umas intimidades que não fica nada bem desvendar em público (serei pouco macho mas tenho maneiras, que diabo!), faço 'enviar' e aguardo a resposta em suores frios. Vem, abro-a e leio um completíssimo menu e as diversas possibilidades para a sua melhor degustação, assinado "Eva"! Ainda de pequeno-almoço por tomar caiu-me na fraqueza a proposta e ameacei-a, também em espanhol, com a subtracção das pilhas. A resposta veio rápida "En vez de eso tómame el chip!" E foi aqui que recomecei a marear, acabando por cair, durinho, em cima de uma pobre Pituxa trémula à coca do galifão do labrador preto da vizinha. Devo ter dado com a cabeça em qualquer lado porque o Sinatra (ou ela, sei lá!) se repetia cá dentro como um disco riscado: "you are the sunshine of my life / that's why I'll always stay around / you are the apple of my eye / forever you'll stay in my heart" (*). "Apple"!!! "apple"!!! esta palavra, dentro ou fora do strudel, é o estalar de dedos que me acorda de qualquer sono, de qualquer baixa de tensão, de qualquer lipotimia. E conseguiu até pôr-me a ver adões e evas tão encubicados que começaram por parecer-me de Braque - agora não me peçam para ter reparado no veado, sim? um homem que se preze não vê pormenores nem que se lhe enfiem pelos olhos dentro e menos ainda pede ajuda quando se perde, ora essa! - antes de perceber que deviam ser de Chagall porque iam bem com Bach (também servia se fosse 'glace à la vanille' mas enjoa mais) titilando-me, ao ouvido, a Oratoria. Saquei do telemóvel e, qual John Wayne em Rio Bravo, disparei o chip da Feathers, aliás Eva (isto de ser caubói ao pôr-de-sol em dias de calor tem que se lhe diga, apre...), para o Ecoponto mais longínquo!

(*) You are the sunshine of my life, in "My Way: The Best of Frank Sinatra", 2002

Sem comentários: