Só me saem é frascos. Mas podia ser pior.

Deixem que eu trato disso II




As leguminosas estavam bem arrumadas em apenas dois frascos tubulares e imponentes. Bem rolhados.

Um estava do lado esquerdo do balcão ( próximo do cesto do pão ), o outro mais do lado direito ( junto à fruta).

Aparentemente estes dois frascos esgotavam o espectro gastronómico das leguminosas daquela cozinha.

O feijão-frade estava orgulhoso com o seu fraco levemente azulado. O rótulo tinha tons alaranjados e estava escrito com uma letra cuidada e direitinha.

Mas o grão-de-bico também estava satisfeito. O vidro era ligeiramente rosado e a etiqueta era pujante num encarnado orgulhoso. Tinha letras arrojadas.

Tudo corria bem naquele corrupio da dispensa para a cozinha, do frasco para o tacho, ou da a saladeira para o prato.

O grão-de-bico e o feijão-frade confraternizavam alegremente, desde que fosse claro que as refeições tinham sempre que contar com eles.

Um belo dia apareceu lá por casa um saco com feijão manteiga. Vinha um bocado envergonhado, já tinha ouvido falar nos outros comparsas, mas achava que tinha um sabor a dizer naquela gastronomia caseira. Ou seja, queria um frasco também só para si.

Os enfrascados da casa olharam para ele de soslaio. O que é isto? feijão Manteiga...!?? Já tinham ouvido falar...ah... ninguém precisa disto para comer em condições !

Mas o feijão-frade sentiu que tinha ali uma oportunidade de fortalecer o conteúdo do seu frasco. Ajeitou a peitaça e disse ao intruso : « olha, se quiseres eu arranjo-te aqui um cantinho no meu frasco ( ficas à mesma no saquito de plástico, para evitar confusões) e ficas aqui bem protegido dos fungos e do bolor»

Só que o grão-de-bico não ficou parado e avançou : « manteiguinha querido, eu sempre achei que era bom ir dando opções ao cozinheiro, podes vir aqui para o meu frasco e nem precisas de ficar preso no saco de plástico »



Estava criada a guerra aberta na dispensa.

Corria-se o risco tudo ficar dominado por produtos a granel.

Mas o cozinheiro também preferia trabalhar só com duas leguminosas; dizia que era com os molhos que acabava por “enganar” os comensais, e assim dava menos trabalho a escolher.

A paz estava a voltar à dispensa : os enfrascados e bem rotulados sentiram-se outra vez donos e senhores da salada. Nada afinal lhes podia fazer frente ou baralhar as contas. O feijão manteiga foi devolvido à mercearia.



Só que o inesperado estava para acontecer:

Apareceu um cozinheiro novo. Era alemão e raquítico.

Primeiro veio com falinhas mansas, mas depois do alto do seu pequeno bigodinho na «carlotina» ( ver etimologia em Bomba ) arrasou dizendo : “Alles in den kochtopf” ( tudo para dentro da panela ). Agora sou eu que vou tratar disto.”



Eh pá !...Será que ainda é melhor vivermos a comer leguminosas só de dois frascos, do que nos enfiarem a todos num caldeirão a ferver ?....Ou há gastronomias alternativas...

Deixem que eu trato disso.

Sem comentários: