O Imaginário nacional - FFF (3)



É uma flor de estufa este imaginário nacional. Sempre a pedir ama seca.



E não aguenta grandes safanões, nem crises de crescimento



Se calhar todos os imaginários nacionais são assim.



E para lhe dar de comer ... Um sacrifício. Não sabe alimentar-se sozinho.

Mas é engraçado, todos gostam de lhe dar de comer.....até estando ele sempre com pequenos caprichos.



O que não lhe pode faltar em qualquer refeição é um pratinho de cultura. Muitas vezes tem de vir disfarçada... ele é com a televisão, ele é com a rádio...ele é com um jornalito, às vezes vai um relato do Jorge Baptista ( para ver se tira o sono ao Avatares...) , ele é com um Eduardinho adormecido às portas duma livraria fechada...; bem... e quando se põe muita crónica social é que o imagináriozinho social se baba todo! Mas tem mesmo que comer disto senão apanha as doenças todas.



Eu até já quis que ele viesse passar um tempo a minha casa. Preparava-lhe uns petiscos jeitosos. Adormecia-o ao colo. Aquilo é que se ia fazer um imaginário nacional bem crescido. À minha maneira.

Mas não, parece que não cumpro os requisitos legais para família de adopção. Para se adoptar um imaginário nacional temos de ir a votos ou de fazer uma OPA. ( o Abrupto até já tinha avisado eu é que não liguei...)



Se bem que há pessoas que são felizes sem ter nenhum. Ficam para tios e vão tratando dos imaginários nacionais dos outros. E até acabam por ter muita influência: levam-no ao cinema, fazem uma viagem fora do comum, mostram-lhe umas miúdas giras. Agora é que eu estou a ver... este imaginário nacional até é um tipo com sorte...

Hum.. ele vai-me ficar um mimado. E as tias solteiras vão enchê-lo de pinderiquices....



Vamos é lançá-lo à vida para ver como ele se desenrasca !!! Pô-lo com outros imaginários nacionais a dar e a levar também. Tem de saber discernir o bem e o mal sozinho ! Os "paizinhos" não podem estar sempre ao pé dele...



Mas é tempo perdido... O imaginário nacional será sempre uma criança. E haverá sempre alguém a querer cuidar dela... e a mandar palpites sobre a sua educação.



Com qualquer TSF, com qualquer Acontece, com qualquer Caras, com submarinos com Portas ou sem Portas , com os Soares mais gagás ou menos gagás, com Coelhos a passear nos Prados, com Carrilhos a sonharem ser Soares, com a direita a saber que existe porque a esquerda lhe disse, e com a esquerda a murchar se a direita não a regasse de vez em quanto.

Bem... isto com o Sporting campeão talvez melhorasse...

...e com jeito o nosso imaginário nacional até se transformava numa multinacional do sonho



A minha aterragem na Fatal Futilidade dos Factos não foi grande coisa , mas pelos menos -julgo- ainda fiquei dentro da pista.

Sem comentários: