Não são rosas...são Narcisos senhor !

1.

Em 1999 a Fundação Gulbenkian organizou uma exposição com os auto-retratos da sua colecção. Ontem encontrei por acaso o catálogo dessa exposição. Lembrei-me então de quando a visitei e das deambulações teóricas que nessa altura uma guia da exposição fez a propósito de um pintor – Gaetan – que só pintava auto-retratos. O Narcisismo era o ingrediente, tal como agora o vai ser, dada a importância dessa substância no nosso metabloguismo.

Da fonte mitológica retiramos a história ...

Eco, uma ninfa já com as más línguas a darem-lhe fama de desencaminhadora ( com Júpiter ), apaixonou-se por Narciso. Este, que até incomodava por ser tão jeitoso, repelia-a ! Um dos adivinhos da época ( segundo parece-Tirésias ) já o tinha avisado que com aquele seu feitio convencido iria ter problemas.

E teve. Acabou por ficar pelo beicinho com a sua própria imagem, reflectida no espelho de água de uma fonte(?) . Eco, que também já não andava muito bem vista, acabou por ser desterrada para um bosque , transformada em pedra e só lhe restando a sua voz num eterno ressoar. Narciso , ficou eternamente condicionado por esse amor a si próprio e , quando morreu , foi transformado na flor que traz o seu nome.

Passaram uns anos e já com novos deuses ao serviço...a história repete-se com algumas alterações.

Um grupo de homens apaixona-se pelo poder.

O poder é de facto atraente. Filho de deus menor ( tal como Dionísio era filho do Deus- rio Celsifo) mas com meneios que encantam.

Esses homem já tinham no currículo alguns desenganos ... com o dinheiro, com o pensamento, com a consciência...

Só que o poder, muito senhor de si, repudia aquele homens ; e eles ficam sem eira nem beira. Restam-lhes eles próprios. Só que não sabiam o que fazer consigo. Como consolo, os novos deuses deram-lhes uma possibilidade : poderiam ficar a gostar de si próprios desde que esquecessem o poder para sempre. Houve uns que aceitaram e ficaram a viver como as flores. Outros não, queriam o poder a qualquer preço. E então os deuses fizeram com que o poder se transformasse numa ninfa e lhes tomasse conta da alma. Assim foi, e só lhes ficou o eco; até hoje....

Os narcisos são agora flores e muitos homens de poder apenas eco.

2.

O narcisismo foi reabilitado por Freud duma forma como só ele seria capaz : Apresenta-o como uma forma de investimento “pulsionar” que é imprescindível à vida e que é estruturante para o sujeito . Haverá pois que gerir os seus excessos e os seus déficits.



3. A mensagem de Jesus é a mais abrangente. Até porque aparentemente é mais contraditória.

Diz que belos, felizes e livres são os lírios do campo. Diz que somos feitos há imagem e semelhança de Deus....e... Diz que somos pó e em pó nos vamos tornar. E pouco tempo antes de morrer diz : Hodie mecum eris in Paradiso. Di-lo ao bom ladrão e deixa-nos tudo em aberto . Aleluia.

Sem comentários: